quinta-feira, 25 de junho de 2015

10 Dicas Para Ter Uma Vida Mais Feliz e Saudável


Para se sentir feliz é essencial ter um estilo de vida saudável com o corpo e a mente em harmonia. Lama Dordje sugere aqui algumas dicas que ele mesmo aplica diariamente. Aproveite!

1-    Dormir e acordar sempre no mesmo horário

Adaptar o nosso corpo a uma rotina faz com que consigamos recuperar a energia do nosso corpo com mais facilidade.

2-   Ter pensamentos bons ao despertar

Os primeiros minutos do dia são essenciais para começar o dia de maneira positiva. Ao tocar o despertador pela manhã procure orientar os primeiros pensamentos para coisas boas. Isso será muito mais fácil se você dormiu com pensamentos bons.

3-   Meditar pela manhã

Ter o habito de sentar todas as manhãs para fazer sua pratica meditativa vai preparar a mente para os desafios do dia. Nem que seja por 10 minutos, coloque na sua rotina o inicio do dia com a mente e o coração em paz.
Na prática da meditação, removemos a confusão do ego a fim de vislumbrar o estado desperto. A ausência da ignorância, da sensação de opressão, da paranoia e abre uma visão fantástica da vida. Descobrimos um modo diferente de ser.

4-   Pense e fale coisas positivas

Ninguém gosta de ficar ao lado de uma pessoa negativa que fala coisas ruins o tempo todo. Preste atenção no que esta falando. Analise se você é uma pessoa agradável de estar ao lado. Não tenha medo de mudar. Isso será muito mais fácil de reconhecer se você estiver meditando pelas manhãs...

5-   Comer pouco e varias vezes

Optar por alimentos ricos em fibras (como cereais e opções integrais de massas, pães e arroz) aumenta a sensação de saciedade, além de controlar os níveis de glicose e colesterol e melhorar o desempenho do intestino.

Já as frutas, verduras e os legumes são ricos em vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções.

 O ideal é manter o metabolismo do corpo sempre ativo. Para isso recomendam-se refeições de três em três horas e em pequenas quantidades: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

6-   Escolha locais calmos para realizar as refeições

Realizar as refeições em ambientes tranquilos, sem a interferência de televisões, smartphones e computadores, faz com que você não tenha tantos sentidos estimulados. Aproveite para prestar atenção na mastigação: uma boa mastigação gera satisfação com menores quantidades de comida.

7-   Ter uma atividade física

Todos nós sabemos que a prática de atividades físicas ajuda a evitar hipertensão, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Mas não adianta nada saber e não por em prática. Se sua mente estiver calma será muito fácil organizar o dia para ter tempo de cuidar do seu corpo. Não existe desculpa para não se cuidar. Mas lembre-se de ter a orientação de um profissional!

8-  Ter uma vida sexual saudável

Já ouvimos falar muitas vezes que praticar sexo com frequência diminui os riscos de infarto fatal. Também melhora o humor, a pele, relaxar o corpo e alivia o estresse.

9-   Ler um bom livro

Mas o que é um bom livro? Um bom livro é aquele livro que vai não só te acalmar como também passar alguma coisa produtiva. Escolha um horário e reserve esse para ler. Leia nem que seja apenas um capitulo por dia, mas leia.

10-Viva o momento

  O passado já passou, não tem como muda-lo. O futuro só será da maneira que você quer se criar causas e condições para isso. Viva o aqui agora. Faça valer a pena essa preciosa existência humana. Se ame! Ame a vida!




.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bokar Rimpoche


      Bokar Rimpoche nasceu de uma família de pastores nômades no Tibet, no ano do Dragão – Ferro, 1940. Foi reconhecido aos quatro anos de idade como a reencarnação do anterior Bokar Rimpoche, pelo XVI Karmapa, e estudou nos monastérios de Bokar e Tsurpo.

      Com a invasão chinesa no Tibet, deixou sua terra natal aos 20 anos e tornou-se discípulo do grande iogue e mestre tibetano Kalu Rimpoche, completando, sob sua direção, duas vezes o tradicional retiro de três anos, três meses e três dias no monastério de Sonada, Índia.

     Por suas notáveis qualidades e profunda e autentica realização, sucedeu a Kalu Rimpoche como chefe da gloriosa linhagem Shagpa kagyü, uma das oito grandes linhagens originais pelas quais o budismo passou da Índia para o Tibet. Fundou em Mirik o seu próprio monastério, próximo ao de Kalu Rimpoche, especialmente destinado à pratica de Kalachakra.

     É considerado, hoje, um dos principais mestres de meditação da linhagem Kagyü, tendo sido escolhido por Kalu Rimpoche para dirigir os centros de retiro de Sonada, e por Sua Santidade o XVI Karmapa para dirigir o centro de retiro de Rumtek, no Sikkim, nova sede dos Karmapas.


Kalu Rimpoche e Bokar Rimpoche


    Bokar Rimpoche encarna perfeitamente a suprema compaixão de todos os Buddhas. Ser realizado, dotado de grande doçura, possui um estilo direto e profundo de ensinar, abordando os assuntos mais complexos com clareza e simplicidade.

    De Bokar Rimpoche, o Muito Veneravel Kalu Rimpoche afirmou: “Bokar Rimpoche é um Lama extraordinário, perfeitamente realizado tanto no domínio do estudo como no da prática. Naropa havia profetizado a seu discípulo Marpa que, em sua sucessão, cada discípulo seria superior ao mestre que o precederia. Assim, Milarepa, discípulo direto de Marpa, seria superior a este. Da mesma maneira, Bokar Rimpoche será meu sucessor e será superior a mim.”

    Após a invasão chinesa do Tibet, muitos mestres Tibetanos buscaram auxilio inicialmente nos países vizinhos e depois em diversos países da Europa e da América do Norte. A partir de então, ao longo dos anos, esses mestres vêm incansável, generosa e amorosamente compartindo sua experiência e seus conhecimentos com os ocidentais.

   Muito recentemente, alguns desses mestres passaram a visitar o Brasil e a fundar centros do Dharma em nosso país. Entretanto, para a maioria das pessoas é ainda muito difícil o acesso aos profundos e autênticos ensinamentos do Budismo Vajrayana.