quinta-feira, 7 de maio de 2015

Vamos Meditar



   Procure sempre fazer sua pratica de meditação no mesmo horário. Se for pela manhã, sugiro não praticar na cama. A cama é um lugar onde você foi condicionado, na vida inteira, a ficar em silencio e depois dormir, provavelmente, se você tiver seu momento de silencio aí, vai cair no sono novamente. É fundamental sair da cama e se movimentar.

  Siga sua rotina diária de higiene antes da pratica. Lave o rosto, escove os dentes, assim você terá menos distrações. Em quanto arruma o espaço se hidrate, beba um pouco de agua, chá ou até mesmo café, se estiver acostumado.

   Escolha um lugar na sua casa onde você sempre passará o seu momento de silencio. Sugiro que seja um lugar tranquilo, converse com seus familiares para que aquele espaço seja respeitado durante sua pratica. Explique que é um momento de silencio e não seria bom ser interrompido. Qualquer que seja o lugar, na sala, no porão, faça questão que todos respeitem o seu espaço de silencio naquele determinado momento.

  O lugar deve estar limpo e arrumado, e, na verdade, a primeira coisa que fazemos quando chegamos é limpar um pouco, tirar o pó ou arrumar. Mesmo que o lugar já esteja limpo fazemos isso, porque faz com que nos movimentemos inclinando o corpo, movimentando os braços. Desligue o seu celular, feche a porta, tenha certeza que esse momento será só seu. Sua pratica inicia quando você se prepara para ela, por isso, enquanto arruma o lugar, mantenha sua mente atenta. Enquanto limpa o lugar, imagine uma limpeza sendo feita nos seus negócios, na sua vida, na sua mente. Crie um habito de manter a mente atenta nos afazeres mais simples do dia. Estando realmente calmo e arrumado, o lugar ajudará a sua mente a se acalmar.

     A meditação comporta duas etapas:

  - a calma mental, SHINE.
  - a visão superior, LHAKTONG.

   Também podemos considerar que a união do shine e lhaktong constitui uma terceira etapa.

A Postura

 Segundo Bokar Rimpoche, devemos, em primeiro lugar, adotar uma postura física que favoreça a meditação. O movimento do corpo provoca, com efeito, a agitação dos ventos sutis que, ela própria, causa a agitação da mente. O termo tibetano shine decompõe-se assim: SHI- pacificar, NE- permanecer. Isso quer dizer que "pacificamos" o corpo, a palavra e a mente e que "permanecemos" sesse estado pacificado.

  A postura é importante, pois ela permite que os canais de energia estejam alinhados. Quando eles nãos o estão, os ventos sutis circulam mal, o que favorece a agitação mental.

Os Sete Pontos da Postura

1-      As pernas são cruzadas na postura do vajra, popularmente conhecida como lótus, exceto que colocamos inicialmente o pé esquerdo sobre a coxa direita, depois o pé direito sobre a coxa esquerda. Se não podemos adotar essa postura, fazemos aquela dita como do Bodhisatva, o pé esquerdo contra o períneo, o pé direito colocado à frente.

2-      Posicionamos as mãos no mudra da meditação, a mão direita sobre a mão esquerda.

3-      Mantemos a coluna bem ereta.

4-      Os ombros ficam relaxados, mas levemente projetados para trás.

5-      Recuamos um pouco o queixo.

6-      A ponta da língua fica entre os dentes de cima e o céu da boca.

7-      Olhamos para o vazio, em oblíquo para baixo, os olhos fixos sobre um ponto virtual que estaria a oito dedos de largura à frente da ponta do nariz.

 Essa postura é denominada "postura de Vairocana de sete pontos". Ela é considerada como a mais favorável à circulação harmoniosa dos ventos sutis.

Lembre-se que essa é apenas uma pequena orientação para sua prática, o acompanhamento de um professor qualificado é indispensável para o seu progresso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário