Procure sempre fazer
sua pratica de meditação no mesmo horário. Se for pela manhã, sugiro não
praticar na cama. A cama é um lugar onde você foi condicionado, na vida
inteira, a ficar em silencio e depois dormir, provavelmente, se você tiver seu
momento de silencio aí, vai cair no sono novamente. É fundamental sair da cama
e se movimentar.
Siga sua rotina diária
de higiene antes da pratica. Lave o rosto, escove os dentes, assim você terá
menos distrações. Em quanto arruma o espaço se hidrate, beba um pouco de agua,
chá ou até mesmo café, se estiver acostumado.
Escolha um lugar na
sua casa onde você sempre passará o seu momento de silencio. Sugiro que seja um
lugar tranquilo, converse com seus familiares para que aquele espaço seja
respeitado durante sua pratica. Explique que é um momento de silencio e não
seria bom ser interrompido. Qualquer que seja o lugar, na sala, no porão, faça
questão que todos respeitem o seu espaço de silencio naquele determinado
momento.
O lugar deve estar
limpo e arrumado, e, na verdade, a primeira coisa que fazemos quando chegamos é
limpar um pouco, tirar o pó ou arrumar. Mesmo que o lugar já esteja limpo
fazemos isso, porque faz com que nos movimentemos inclinando o corpo,
movimentando os braços. Desligue o seu celular, feche a porta, tenha certeza
que esse momento será só seu. Sua pratica inicia quando você se prepara para
ela, por isso, enquanto arruma o lugar, mantenha sua mente atenta. Enquanto
limpa o lugar, imagine uma limpeza sendo feita nos seus negócios, na sua vida,
na sua mente. Crie um habito de manter a mente atenta nos afazeres mais simples
do dia. Estando realmente calmo e arrumado, o lugar ajudará a sua mente a se
acalmar.
- a calma mental, SHINE.
- a visão superior, LHAKTONG.
Também podemos
considerar que a união do shine e lhaktong constitui uma terceira etapa.
A Postura
Segundo Bokar
Rimpoche, devemos, em primeiro lugar, adotar uma postura física que favoreça a
meditação. O movimento do corpo provoca, com efeito, a agitação dos ventos
sutis que, ela própria, causa a agitação da mente. O termo tibetano shine
decompõe-se assim: SHI- pacificar, NE- permanecer. Isso quer dizer que
"pacificamos" o corpo, a palavra e a mente e que
"permanecemos" sesse estado pacificado.
A postura é
importante, pois ela permite que os canais de energia estejam alinhados. Quando
eles nãos o estão, os ventos sutis circulam mal, o que favorece a agitação
mental.
Os Sete Pontos da Postura
1- As pernas
são cruzadas na postura do vajra, popularmente conhecida como lótus, exceto que
colocamos inicialmente o pé esquerdo sobre a coxa direita, depois o pé direito
sobre a coxa esquerda. Se não podemos adotar essa postura, fazemos aquela dita
como do Bodhisatva, o pé esquerdo contra o períneo, o pé direito colocado à
frente.
2- Posicionamos
as mãos no mudra da meditação, a mão direita sobre a mão esquerda.
3- Mantemos a
coluna bem ereta.
4- Os ombros
ficam relaxados, mas levemente projetados para trás.
5- Recuamos um
pouco o queixo.
6- A ponta da língua
fica entre os dentes de cima e o céu da boca.
7- Olhamos
para o vazio, em oblíquo para baixo, os olhos fixos sobre um ponto virtual que
estaria a oito dedos de largura à frente da ponta do nariz.
Essa postura é denominada "postura de
Vairocana de sete pontos". Ela é considerada como a mais favorável à
circulação harmoniosa dos ventos sutis.
Lembre-se
que essa é apenas uma pequena orientação para sua prática, o acompanhamento de
um professor qualificado é indispensável para o seu progresso.
Veja também: "Um Pouco Mais Sobre a Meditação"; "O Caso Especial dos Pensamentos Desagradáveis"; "Uma Orientação para a Pratica da Meditação"; "O Pai do Lua Formosa"; "Sobre a Meditação";
Nenhum comentário:
Postar um comentário