Lama Trinle - 07 Fevereiro 2015.
A) Observação e reflexão sobre as coisas Exteriores
1) (Bater o gongo) A Causalidade.
Ex.: O fogo ascende o combustível; o rio corta os vales; o sol ilumina o dia e faz crescer as plantas. Todos os seres vivos têm por origem direta os seus pais etc.
- Um fenômeno somente pode ser produzido por causas apropriadas;
- Na ausência dessas causas, o fenômeno não se produz;
- Se não queremos que um fenômeno se produza, precisamos evitar suas causas.
É necessário saber integrar a compreensão das ideias e dos fatos para perceber suas implicações e aplicações.
2) (A mão pega a xicara de agua para beber:) As experiências dependem do comportamento
- O comportamento é uma ação efetuada pelo corpo sobre o mundo material.
Ex.: Ir ao cinema; Ir comer no restaurante; Preparar sua própria refeição; Ir a outro lugar diferente daquele onde estamos;
- Sem o comportamento apropriado, não se tem a experiência associada.
- Se queremos que uma experiência se produza, precisamos aplicar o comportamento apropriado;
- Se queremos evitar que uma experiência se produza, precisamos evitar o comportamento correspondente;
B) Observação e reflexão sobre as coisas interiores
3) A Existência é a realidade da mente. - O comportamento depende do funcionamento da mente:
- A mente não tem cor, não tem peso, nem dimensão, ainda assim, é real;
- Sem a mente o corpo não pode funcionar.
4) Os elementos que compõem a mente e o seu funcionamento.
1- Identificar:
a) As ideias, pensamentos, raciocínios;
b) A afetividade, os sentimentos, emoções: desejo, medo, generosidade, avareza, cólera, vaidade, bondade e compaixão;
c) A imaginação: a capacidade de criar imagens mentais; simulações de cenas que representam eventos de maneira realista ou fantasiosa.
2- Considerar as suas interações
- Situações idênticas não produzem os mesmos efeitos;
- O seu funcionamento pode ser automático ou voluntário.
5) Porque a mente funciona da maneira que funciona
- Seu automatismo aparente provem da repetição do funcionamento habitual;
- Não obstante esse funcionamento da mente não é determinado seguindo o mesmo automatismo biológico como o corpo físico (como a respiração, a digestão etc);
- O funcionamento dos diferentes aspectos da mente é adquirido pela educação recebida da família, do meio social e de suas próprias experiências.
Ex. A linguagem.
- É possível utilizar o que foi adquirido, mas não o que não foi (adquirido);
- Para dispor de uma capacidade é preciso adquiri-la;
- Quanto mais compreensão, mais capacidade e mais liberdade. Ex.: dirigir um carro; falar uma língua;
- A partir disso podemos destacar a importância de desenvolver uma melhor compreensão do funcionamento da mente e suas capacidades.
C) A Compreensão e Transformação do Funcionamento da Mente
6) Atenção e Discernimento vs. Fascinação
- Quando a atenção é fascinada por objetos materiais ou mentais a mente se identifica, se envolve e se submete.
Ex.: a televisão; as ideias e cenários mentais imaginados;
-A fascinação é a corrente que aprisiona a mente;
- A atenção e o discernimento são as chaves que o liberam dessa corrente;
- Flexibilizar a atenção, orientando-a voluntariamente sobre um suporte;
- Liberar a atenção fascinada de maneira passiva por um objeto, orientando-a de maneira voluntária para outro suporte.
7) Treinar na Concentração com Suporte
A concentração é o que permite realizar um projeto ou um objetivo
- Um trabalho físico, como pintar uma sala ou preparar uma refeição;
- Um trabalho intelectual, como estudar uma língua, que é uma concentração sobre uma atividade analítica;
- A concentração é a continuidade da atenção sobre um suporte.
8) Treinamento na concentração focalizada, sem atividade conceitual
- Utilizar um objeto visual, como um objeto de pequeno tamanho, grande tamanho, próximo, afastado etc.
- Essa concentração é focalizada sobre o suporte sem a mínima distração.
9) Desenvolver a Lucidez
Expandir o campo da consciência percebendo que ela é o fundamento que pressupõe e inclui a capacidade de percepção e assim, da concentração.
- Com mais lucidez, todas as capacidades mentais funcionam melhor: a percepção, as simulações mentais, a reflexão e a qualidade do funcionamento afetivo.
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