segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sobre o Desapego

  

   Falar sobre o desapego é o mesmo que falar sobre o amor. Quando agimos com o amor genuíno, agimos para o bem do próximo, agimos para evitar o sofrimento das pessoas, o mesmo é sobre o desapego. A ação do desapego tem como objetivo evitar o sofrimento. Vejo muita gente cuidando dos bens materiais e até mesmo tratando as pessoas ao redor com irresponsabilidade em nome do desapego.
  
   Ser desapegado não significa que devemos deixar de lado aquilo que gostamos ou mesmo deixar de apreciar o prazer da companhia de alguém. Na verdade, se refere ao fato de que se nos apegarmos fortemente a qualquer coisa ou pessoa, isso pode nos causar algum tipo de sofrimento.

   A pessoa apegada pensa assim: "Se eu quebrar este objeto, ou distanciar-me desta pessoa, ou se esse momento na minha vida acabar ficarei infeliz".

   A pessoa desapegada já pensa de outra forma: "Vou cuidar deste objeto, ou desta pessoa que está ao meu lado de uma maneira que eu o aproveite ao máximo, pois, quando acabar, me sentirei satisfeito porque sei que me dediquei o melhor que pude para essa pessoa ou objeto e, como tudo, o seu ciclo chegou ao fim".

   Desapego é, na verdade, desistirmos do nosso ego, das armadilhas que ele nos coloca a todo o momento. Isso não significa que nós tenhamos de desistir de uma casa confortável, ou das coisas e pessoas que gostamos, mas sim, tentar eliminar os problemas que temos em relação a esses objetos e pessoas.

   Por exemplo, se temos um apego muito grande ao nosso carro, qualquer buraco que passamos é motivo para ficarmos irritados ou chateados. Mas se temos consciência de que estamos cuidando da melhor maneira possível do carro e que os buracos que passamos são consequência das atividades externas, das quais não temos controle, sabemos que há o risco de cair no buraco e também há a chance de passar ileso por ele. Se conseguirmos desviar, será bom! Mas se não conseguimos, será bom também! Assim pensaria alguém "desapegada".

   Outro exemplo é com as pessoas. Quando estamos apegados, o desejo de estar o tempo todo ao lado de uma determinada pessoa é grande, mesmo quando ela não deseja ou não pode mais estar ao nosso lado. Uma pessoa "desapegada" vai aproveitar ao máximo os momentos ao lado das pessoas que ama para, quando não mais estiver ao lado delas, apenas se lembre do quanto foi bom e que agora o momento é para se viver outra coisa.
  

   Estar atento à nossa mente e às armadilhas que o ego nos leva é o verdadeiro desapego. Estar desapegado não é desprezar coisas ou pessoas. Estar desapegado é não deixar que a nossa felicidade dependa de uma situação, pessoa, lugar ou objeto. O desapego é sempre viver o momento tendo consciência de que, como tudo que tem início, meio e fim, esse momento também irá acabar.

Por Lama Dordje

Nenhum comentário:

Postar um comentário